A importância do Levantamento de Risco em um Projeto de Segurança

Todo tipo de projeto, independente da área a qual está relacionado, tem um ponta-pé inicial, uma planta para começar a ser elaborado.

No caso dos projetos de segurança, o ponto de partida é o Levantamento de Risco (Risk Assessment – EUA). Trata-se de um serviço negociado com cliente, onde a máquina que se deseja adequar às normas de segurança passa por uma série de análises para determinar o nível de risco e possíveis acidentes que a mesma pode causar.

As análises feitas equivalem às adequações necessárias, como por exemplo: falta de proteção mecânica, equipamentos de segurança em estado ruim, ligações elétricas incorretas, acionamento de operação inseguro, entre muitas outras.

Juntamente com as informações levantadas, é essencial ter um desenho e/ou fotos da máquina, para que se tenha conhecimento de cada detalhe a ser adequado. Falando-se em detalhes, todos devem ser levados em conta, pois o objetivo do Levantamento de Risco é justamente adequar 100% a máquina aos novos padrões das normas, eliminando todos, até os mínimos, riscos de acidentes. 

Validação da NR-12 Self Service

Construímos kits de NR-12 para diferentes tipos de máquinas, enviamos toda documentação técnica, uma cartilha para adequação NR-12 e instruções para instalação pela própria equipe de manutenção do cliente.

faça agora

Desenvolvido por Index Soluções
Thesa Controle e Automação Industrial Ltda.
Travessa Olegário Mariano  341  Vila Monteiro  13418 420  Piracicaba  SP    Fone 19 3403 2303